Em Sapiranga, o ditado popular possui uma perspectiva diferente: cavalo dado se olha os dentes, sim! Por isso, esta semana, os cavalos do Centro Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (Cempra), que estão disponíveis para adoção, receberam um cuidado especial. Ao todo, 38 animais passaram por um tratamento de odontoplastia equina, que garante a saúde e o conforto bucal dos mesmos.
Conforme explica o veterinário Paulo Henrique Vieira, que há quatro anos atende animais do Cempra, o procedimento deve ser realizado anualmente, uma vez que os dentes dos cavalos crescem continuamente ao longo da vida. “Esse tratamento previne problemas como dificuldade de mastigação e dor e é feito com o animal sedado, para que ele fique tranquilo e confortável”, detalhou.
Mais cuidados para o bem-estar dos cavalos
Além da odontoplastia, outras medidas também foram realizadas nos cavalos do Cempra. Segundo Cleberson Rigol, fiscal ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Ecológica, os animais passaram também por casqueamento das patas, aplicação de vermífugos e tosa das crinas.
“Toda semana, os cavalos passam por uma revisão onde avaliamos o escore corporal, o estado clínico geral e verificamos possíveis lesões ou doenças”, acrescentou Rigol. Esses cuidados são fundamentais para que eles estejam em ótimas condições para serem adotados.
Adoção responsável
Todos os cavalos do Cempra foram resgatados de situações de maus-tratos, abandono ou em decorrência da proibição da tração animal no município. Agora, eles aguardam um novo lar onde possam viver com dignidade. O processo de adoção é simples e inclui uma vistoria na propriedade onde o animal será mantido, garantindo que ele será utilizado apenas para fins de lazer ou montaria, em espaços amplos e adequados. Para facilitar a transição, o Cempra oferece suporte no transporte dos animais até o novo lar. Os interessados em adotar um dos cavalos podem entrar em contato pelo WhatsApp do centro, no número (51) 99610-7398. A equipe está à disposição para fornecer todas as informações adicionais que forem necessárias.
Texto e foto: Bruna Bernardo